CONECTE-SE
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Google+
  • Branca Ícone Instagram
LOCALIZAÇÃO

(27) 3026-7044

Rua Alberto de Oliveira Santos, 40

Ed Presidente Kennedy, Sala 303

Centro - Vitória/ES - CEP 29010250

 

sigmates2010@gmail.com

Sigmates - Sindicato dos Servidores das Guardas Civis Municipais e dos Agentes Municipais de Trânsito do Estado do Espírito Santo.

SOBRE NÓS

© 2018 Sigmates

 

Botão do Pânico e Cramsv ganham destaque em evento internacional

O Botão do Pânico e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), duas iniciativas da Prefeitura de Vitória no enfrentamento à violência doméstica, foram destaques durante o 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA), que está sendo realizado em Salamanca, na Espanha, e reúne diversos países e estados brasileiros.

Os artigos foram desenvolvidos pela secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, em parceria com o professor da Universidade de Vila Velha (UVV) Humberto Ribeiro Júnior. Os trabalhos foram aprovados entre mais de 10 mil artigos de todo o mundo.

Experiência

Nara, que representa a Prefeitura no evento, afirmou que os dois projetos foram bem recebidos pelos participantes. Segundo ela, as críticas positivas serviram para que outros países e estados brasileiros conhecessem um pouco mais dessas duas ferramentas disponibilizadas pelo município.

"Foi uma oportunidade de trocar experiências, aprender com outras nações sobre essas políticas, mas também de mostrar os resultados das ações que fazemos por aqui no sentido de enfrentar a violência contra a mulher", disse.

Ainda no evento, Nara conheceu o Centro de Estudos Brasileiros, que funciona na Universidade de Salamanca. O espaço foi colocado à disposição de Vitória para que outras experiências também sejam divulgadas no local.

"Foi muito gratificante ver o quanto nossos projetos despertaram interesse nas pessoas em realizar parcerias com a Prefeitura nos moldes das que já temos com a Universidade de Vila Velha", destacou.

Direitos Humanos

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), realiza uma parceria com a UVV no sentido de levar as pautas dos Direitos Humanos para a sala de aula do curso de mestrado de Segurança Pública.

Durante o ano, servidores da Semcid participam de atividades junto com os universitários para promover debate sobre os temas voltados para o público LGBT, população negra, gênero e violência contra a mulher, além de políticas públicas para as juventudes.

Saiba mais

Botão do Pânico

O equipamento é distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva na 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica de Vitória e pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. Ele capta e grava a conversa num raio de até cinco metros.

O Botão do Pânico também dispara informações para a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, com a localização exata da vítima, para que um carro da Patrulha Maria da Penha seja enviado ao local.

Cramsv

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência presta atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e intrafamiliar em razão do gênero.

O serviço, com seu funcionamento desde 2006, visa ao fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que ela possa enfrentar e superar o quadro violento e receber informações para a garantia de seus direitos.

Fonte: vitoria.es.gov.br

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi